terça-feira, outubro 11, 2005

"Fui para a minha quinta de Nomento para fugir…imagina a quê? À cidade? Não, a uma acesso de febre, de uma febre bastante insidiosa que já começara a aguarrar-me com força. O médico dizia que os indícios lá estavam: pulsação acelerada e irregular, completa alteração do ritmo normal. Assim, mandei imediatamente aprestar o carro e, embora Paulina me tentasse reter, teimei em partir para o campo. Veio-me à boca um dito do meu estimado Galião que um dia, ao apanhar na Acaia um acesso de febre, embarcou de imediato clamando que o mal estava no clima e não no seu corpo. Repeti essas mesmas palavras à minha Paulina, que está sempre a recomendar-me cuidado com a saúde. E como sei que a sua existência está totalmente dependente da minha, para velar por ela tenho de começar a velar por mim próprio. A velhice já me tornara capaz de afrontar mil e um perigos; agora estou perdendo o benefício de idade, pois veio-me à ideia que neste velho que eu sou existe um adolescente que é necessário poupar. Em suma, não consigo de Paulina que me ame com mais coragem, mas ela consegue de mim que eu me cuide com mais atenção."

Séneca, Cartas a Lucílio, Gulbenkian



E assim Habito numa das passagens mais belas de sempre, convalescendo desse ruído televisivo que faz da vida um circo.

Horácio

2 Comments:

Blogger admin said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

2:05 da tarde  
Blogger darrylant said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

2:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< regressar...

eXTReMe Tracker