sexta-feira, fevereiro 09, 2007

a Luz de Moacyr

Só recentemente conheci Moacyr Luz e fiquei logo rendido, encantado, com a grandeza e arte deste músico brasileiro carioca - Vitória da Ilusão é uma maravilha, uma pérola de beleza, de bom gosto, e as letras..., em parceria com Aldir BLanc e com Paulo César Pinheiro: ah, que maravilha!

Moacyr Luz (1988)
Independente
Vitória da Ilusão (1995)
Caju Music
Mandingueiro (1998)
Dabliú
Na Galeria (2001)
Lua Discos
Samba da Cidade (2003)
Lua Discos
A Sedução Carioca do
Poeta Brasileiro (2005)
Violão e Voz (2005)
Deckdisc



Deixo aqui uma intro-dução a Moacyr Luz:

Violonista, compositor, produtor e intérprete, o carioca Moacyr da Luz Silva (n. 05 de abril de 1958) é um dos representantes mais significativos do samba dos últimos 15 anos.

Com a infância musicalmente influenciada por seu avô clarinetista e músico da Banda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Moacyr iniciou-se ao violão aos 15 anos de idade, logo depois da morte de seu pai. Sempre em companhia do guitarrista e violonista Hélio Delmiro, seu primeiro "orientador" no instrumento, Moacyr circulou pelos bastidores da MPB setentista, dos ensaios de Elizeth Cardoso aos shows de Elis Regina.

Firmando-se como violonista, Moacyr Luz vê, em 1979, sua primeira composição ser gravada. A cantora Lana Bittencourt, "A Internacional", grava "Eu me descubro", e batiza a iniciante carreira do compositor flamenguista.

Cinco anos depois, conhece o letrista carioca Aldir Blanc, que se tornaria seu parceiro mais constante. Inauguram o casamento artístico com a produção de uma série de sambas e canções. Entre dezembro de 1987 e janeiro de 88, Moacyr grava no Rio de Janeiro nove composições assinadas com Blanc e que seriam a matéria-prima de seu primeiro álbum, homônimo, lançado pelo selo Acre.

... a ler em Gafieiras

(no mesmo site, indispensável ler a entrevista a Moacyr - Devoto dos bons temperos)

eXTReMe Tracker