domingo, fevereiro 12, 2006

Responsabilidade

Poderemos ser livres sem termos que responder pelos nossos actos?

5 Comments:

Blogger Bhixma said...

Gosto especialmente da frase de Gandhi: "Sede a diferença que desejais ver no mundo". Se acharmos que o outro foi irresponsável, a nossa nelhor resposta não é tanto condená-lo, mas, antes, marcar a diferença. A única excepção é quando esse "outro" fere as "leis da cidade". Concordo plenamente quando dizes no meu blog, "em momentos de crise e quando temos “a razão do nosso lado” devemos ponderar melhor, reflectir, ter mais cuidado com os nossos actos e não arrogarmo-nos de civilizados e reduzirmos o mundo a um maniqueísta. É contra isso que me revolto, é a favor da pluralidade e do respeito por todos os povos que defendo a responsabilidade com o princípio ético da nossa liberdade." Só que esta "nossa liberdade" apenas se pode referir à "minha" e não à do outro.
Sobre a relação entre liberdade e responsabilidade, sigo o ditame de Lévinas: a responsabilidade não deriva da minha liberdade; quanto muito, sou livre de ser irresponsável (provavelmente com uma frequência maior do que aquela que a minha "boa consciência" desejaria...).

P.S. Quem está a ser absolutamente irresponsável é o actual Ministo dos Negócios Estrangeiros, em total contraste com a posição do Presidente da República. Aqui posso emitir juízos, porque eles são os "gestores da nossa cidade".

Um abraço amigo,
Bhixma

11:41 da manhã  
Blogger hfm said...

Penso "de" que não, mas com o que se vai vendo já não sei e olhe que não me refiro só aos cartoons.

3:20 da tarde  
Blogger Horácio said...

Saint- Éxupéry é que dizia que être homme c'est précisément être responsable.

5:10 da tarde  
Blogger Bhixma said...

Lévinas também diria o mesmo.

11:21 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

não. de todo.

boa noite.

9:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< regressar...

eXTReMe Tracker